Defesa de Mestrado Profissional em Ensino de História de Paulo Roberto Terra Martins

Data da publicação: qua, 19/05/2021 - 16h32min

Título: USO DE REPOSITÓRIOS DIGITAIS NO
ENSINO DE HISTÓRIA: O CASO DAS FONTES SOBRE O INTEGRALISMO (1935-1942).
Aluno(a): Paulo Roberto Terra Martins
Programa: PROFHISTÓRIA
Data: 24/05/2020 - 14:00

Local: Integralmente à distância - Link Google Meet: meet.google.com/cvn-mfsg-pms

Membros da banca:

- Prof. Dr. Aldair Carlos Rodrigues (Presidente) - IFCH/UNICAMP

- Prof. Dr. Dimas dos Reis Ribeiro - UFMA

- Profa. Dra. Josianne Frância Cerasoli - IFCH/UNICAMP

Esta dissertação apresenta o resultado de reflexões e pesquisas sobre o uso de fontes digitalizadas em atividades de ensino-aprendizagem de História. A partir dos apontamentos de variados autores, discute a utilização das novas tecnologias digitais de informação e comunicação no processo educativo, e analisa os repositórios digitais do Arquivo Público Mineiro e da Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional. Na análise dos referidos repositórios, buscou-se conhecer a constituição de seus acervos digitalizados, suas características e seus respectivos sistemas de busca, atentando para fatores que podem comprometer a objetividade da pesquisa histórica em acervos deste tipo. Apoiado nestas reflexões e análises, propõe-se uma ferramenta didático-pedagógica que, a partir do estudo das fontes sobre o Integralismo, possa ser utilizada com alunos do segundo ano do ensino médio para a compreensão histórica do referido movimento político.